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<EDIÇÃO 193>


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Um mercado a ser explorado

Os impermeabilizantes são muito importantes para a conservação de residências ou prédios, mas o consumidor ainda não sabe dessa importância e cabe ao revendedor explorar o bom mercado que se abre
O assunto impermeabilizantes é bastante vasto e há produtos para as mais diversas aplicações: líquidos, pastosos, mono ou bicomponentes, sólidos para serem aquecidos, pré-moldados em forma de mantas, aplicados a quente, a frio ou auto-adesivos. Dependendo do tipo de impermeabilizante, variam também o tipo de embalagem (que tem em comum apenas a necessidade de ser auto-explicativa), exposição e forma de venda. Na área de impermeabilizantes, a Solar Revestimentos dedica-se exclusivamente às mantas auto-adesivas, especificamente com o produto AluBand. As mantas auto-adesivas, fáceis de aplicar, destinam-se ao mercado do “faça você mesmo”. “São ideais para pequenos reparos ou pequenas superfícies, pois dispensam mão-de-obra especializada, equipamentos complicados, como tochas e bujões de gás, e evitam tanto os vapores tóxicos dos produtos aplicados em forma líquida, à base de solventes, quanto os perigos de queimaduras das aplicações a quente”, ensina José Carlos Sanches, diretor da AluBand. A superfície da manta auto-adesiva possui uma lâmina de alumínio que garante a durabilidade do conjunto frente às intempéries. Tal folha vem reforçada com uma tela plástica que garante resistência ao rasgo. “De todos os componentes, o adesivo da AluBand é o principal, que garante sua aderência a qualquer superfície, graças a uma formulação sem equi-valente no mercado nacional. Uma característica adicional que apenas a AluBand oferece são os acabamentos coloridos nas cores terracota e branco, para situações em que sejam mais adequadas”, garante Sanches. A melhor forma de expor mantas auto-adesivas no ponto-de-venda é por meio de displays para venda por metro, que oferecem ao cliente final a possibilidade de comprar exatamente a quantidade que necessita, possibilitando ao revendedor margens supe-riores. Além disso, a possibilidade de tocar o material e seu adesivo são fortes argumentos de apoio à venda. Toda a linha de produtos Joongbo é considerada impermeabilizante, pois o Polietileno Expandido de Baixa Densidade (PEBD), além dessa característica, é isolante térmico e acústico. Quando instalado no teto, por exemplo, ele garante o fim das goteiras e infiltrações indesejáveis. Todo o material para construção civil da empresa, principalmente a subcobertura e o isolante acústico para pisos, são vendidos em bobinas. “Nos pontos-de-venda, mantemos amostras dos produtos, por meio de displays, para que os clientes possam observar espessura, consistência, mas não há uma embalagem específica, que dê instruções de uso, mesmo porque a maior parte de nossas vendas é feita diretamente da fábrica ou por meio de representantes, que na hora da venda passam todas as informações sobre a instalação e o uso”, conta Ana Paula Aragão, gerente do departamento de Marketing Joongbo. Apelo de mercado Como uma empresa inovadora, a Hydronorth tem se destacado no mercado por seus lançamentos, que ocorrem anualmente com produtos de qualidade comprovada. Para este semestre, a empresa desenvolveu o Hydronorth Ácqua Super para suprir um apelo de mercado. “Lançamos com o nome Ácqua Plus, mas atendendo uma estratégia de marketing mais direcionada, alteramos para Hydronorth Ácqua Super, pois muito além de plus é um produto super”, afirma Daniela Paiva Rodrigues, supervisora de atendimento. O Hydronorth Ácqua Super é uma resina acrílica incolor à base de água para pedras e tijolos aparentes com poder de cobertura e brilho mais intenso. Segundo a diretoria da empresa, o desenvolvimento do produto é fruto de um trabalho histórico em impermeabilizantes. A exposição dos produtos deve seguir alguns pontos do armazenamento, como ambiente coberto, fresco e ventilado, principalmente para os à base de solventes. As embalagens precisam ser mantidas na posição vertical, e o lojista deve procurar expor e vender os lotes que foram adquiridos primeiro. “Propomos que os complementos do produto principal fiquem expostos no mesmo local, para facilitar o atendimento ao consumidor e que os impermeabilizantes tenham um espaço separado das tintas, pois trata-se de uma especialidade para aplicações específicas e a visua-lização poderá ajudar na exposição da venda”, explica Daniela. Consumidor mais exigente A Vedacit/Otto Baumgart tem uma vasta linha de impermeabilizantes. Dentro dela, um que merece destaque é o Vedatop. Trata-se de um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de grande aderência e alta impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. A aplicação é simples. Basta misturar os dois componentes (A: cor cinza e B: líquido), aplicar sobre a superfície ligeiramente úmida e perfeitamente limpa, isenta de pó ou partes soltas, de 2 a 4 demãos cruzadas, com broxa ou trincha, em no máximo uma hora após a mistura. O intervalo entre as demãos é de aproximadamente seis horas. Vedatop é indicado para vedar e eliminar vazamentos e umidade em piscinas, reservatórios e caixas d´água, paredes sujeitas à infiltração de água de chuva, rodapés, áreas frias e poços de elevador. Além da embalagem balde está disponível a embalagem econômica, em caixa, ambas conm 18 quilos. “As próprias revendas acabam dispondo os impermeabilizantes atrelados ao segmento tintas e materiais básicos para processos construtivos ou reformas, como o cimento, por exemplo. Ou seja, atrelando esses materiais à importância da impermeabilização durante a construção ou informando que, mesmo já na fase de acabamento, ainda é possível aplicar o impermeabilizante, no caso o Vedatop ou o Vedajá”, diz Ana Paula Vales, gerente de Marketing da Vedacit/Otto Baumgart. Como o consumidor vem tendo um acesso cada vez maior às informações, está também mais exigente. “Mesmo que esteja para contratar um profissional, hoje se interessa em saber muito mais a respeito do produto que vai comprar. Dessa forma, é fundamental que as embalagens sejam auto-explicativas, com comunicação mais clara e os termos técnicos sendo simplificados. É preciso que as informações sejam acessíveis”, constata a gerente de Marketing da empresa. Essa linguagem clara é uma tendência. A Vedacit/Otto Baumgart, além dessa linguagem simplificada, inclui em suas embalagens fotos dos locais em que o produto deve ser aplicado e passo-a-passo explicativo. “A identificação das áreas e a associação do produto aos locais de aplicação têm de ser imediatas”, diz. Consumo facilitado A Sika, multinacional suíça fabricante de produtos químicos para construção civil e indústria, tem uma série de produtos voltados à impermeabilização. Entre seus últimos lançamentos estão o Igol S Manta Primer, o Sika Manta e o SikaCryl. O Igol S Manta Primer é uma tinta à base de asfalto diluído em solvente, para impermeabilização de concreto, alvenaria, metais e madeira. É também utilizado como primer para a Manta Sika. O produto é ideal para impermeabilizar e proteger calhas de alumínio, jardineiras e vazos, estruturas de metal e de madeiras, alicerces, muros de arrimo e baldrames. Disponível em lata de 18 litros e galão de 3,6 litros. O Sikacryl é um selante acrílico para vedação de juntas e fissuras, para ser usado em marcos de portas, janelas, sanitários de banheiro, artefatos de cozinha e trincas no reboco de paredes. Também pode ser usado em juntas de conexão e em todos os tipos de fissuras e rachaduras. Adere em madeira, pedra, metal e alvenaria. Disponível em cartucho /bisnaga de 310 ml que rende, aproximadamente, 24 metros lineares. O Sika Manta é uma manta de base asfáltica com polímeros e estruturada com filme de polietileno, ideal para ser usada na impermeabilização de piscinas, lajes, calhas, telhados, varandas, banheiros e muros de arrimo. Disponível em rolos de 10 metros. A Sika cada vez mais procura desenvolver embalagens para facilitar o entendimento e a utilização do produto pelo consumidor. “Uma de nossas grandes preocupações é facilitar o consumo e, principalmente, a dosagem correta dos produtos. Por exemplo, o Sikanol Alvenaria é comercializado em embalagem de 1 litro, mas sua dosagem é de 200 ml. Assim, formulamos um dosador que acompanha o produto, de forma que o consumidor consiga obter a exatidão na quantia, garantindo os melhores resultados”, informa. Proposta inovadora Há 20 anos trabalhando, basicamente, o fornecimento direto de produtos técnicos para construtoras, a Denver Global chega com uma proposta inovadora ao mercado de impermeabilizantes: fornecer os mesmos produtos utilizados pelas grandes construtoras para as revendas de material para construção. “É um grande erro imaginar que quem constrói prédio faz bem-feito e quem constrói sua casa não se interessa por qualidade. Queremos inverter essa cultura, oferecendo ao consumidor final produtos tão bons e técnicos como os que estão à disposição das construtoras”, afirma Sérgio Guerra, gerente de Marketing da Denver Global. O cuidado com as embalagens destinadas à comercialização via revenda é enorme. “O consumidor vai encontrar o mesmo produto, com a mesma qualidade, em embalagens mais amistosas, educativas e simplificadas”, diz. De acordo com o gerente de Marketing, a receptividade dos revendedores tem sido muito boa. Deventerc 100 é um tipo de revestimento impermeável à base de cimento, aditivos e resina acrílica. Indicado para a impermeabilização de caixas d’água, reservatórios e tanques enterrados/apoiados, piscinas, subsolos, cortinas, baldrames, poços de elevador, muros de arrimo, paredes internas e externas sujeitas à infiltração. A Denvermanta Tipo II é uma manta asfáltica de alta performance, à base de asfalto modificado com polímeros e estruturante de poliéster, que atende aos requisitos na norma NBR 9952. A composição de asfalto e polímero resulta em produto de características diferenciadas e de excelente performance que vem marcando presenças nas mais importantes obras do Brasil e da América Latina.
Publicado em 22 de setembro de 2006 por Equipe ConstrucaoTotal
 
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